Porta Corta Fogo: Qual a sua função e características?
Blog e Artigos
Aqui você encontra dicas e informações sobre Porta Corta Fogo, Barra Antipânico, Acessórios e Combate a incêndio.
Por: PFire - 10 de Julho de 2024
A Porta Corta Fogo, ou Porta da Saída de Emergência, tem como principal função impedir a propagação do fogo, calor e fumaça para fora do ambiente de foco.
O uso de Portas Corta Fogo é regulamentado pela Norma NBR n°11742, a qual indica a instalação desse equipamento de segurança em escadas de emergência de edifícios, em áreas de refúgio, paredes que separam áreas com produtos de maior risco para combustão, áreas de acesso restrito que tenham ligação com a rota de fuga, acesso a passarelas que permitem a passagem entre edifícios e em locais de medição e demais equipamentos fornecedores de energia elétrica.
De acordo com a Norma as dimensões da Porta Corta Fogo, variam conforme o ambiente. As medidas mínimas são 800 X 2100 mm e o máximo é 2200 X 2300 mm, com tolerância de 2 a 3mm. Em casos de medidas onde a largura seja maior que 1200 mm, a porta deverá ser produzida com duas folhas.
Quais são os tipos de portas corta fogo?
Porta Corta Fogo Simples: Fabricada em aço galvanizado, é utilizada em saídas de emergência de edifícios comerciais e residenciais e produzida com uma folha de 800 a 1200 mm de largura;
Porta Corta Fogo Dupla: Possui duas folhas, com medidas entre 1200 e 2200 mm de largura. É fabricada em aço galvanizado e indicada para locais com grande fluxo de pessoas, o que exige um espaço maior para propiciar a evacuação segura, como é o caso de shoppings, cinemas, teatros e espaços para shows;
Porta Corta Fogo em Vidro: são portas com especificações iguais a porta corta fogo simples e dupla. No entanto, há uma preocupação com a estética, dessa forma, há essa opção que possibilita um visual mais bonito.
Qual a classificação das Portas Corta Fogo?
Porta corta fogo P30: é a que possui menor resistência, de até 30 minutos, por isso, recomenda-se o seu uso em áreas residenciais.
Porta corta fogo P60: possui resistência mínima de 60 minutos, destinada a edifícios industriais e comerciais.
Porta Corta Fogo P90: com resistência mínima de 90 minutos, é indicada para os locais de acesso à medição e fornecimento de energia elétrica, já que nesse o risco de uma grande combustão é maior.
Porta Corta Fogo P120: resistência mínima ao fogo de 120 minutos, indicada para o fechamento de aberturas em paredes corta-fogo de resistência 4 horas (CF-240).
Não fique de fora e saiba mais sobre Portas Corta Fogo!
Deixe seus comentários e compartilhe este post!